Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mix de farinhas sem glúten (caseiro)

Publicado em:  · Atualizado em: 18 set 2024 por eceitas testadas · Este post pode conter links afiliados

Se você está procurando uma farinha sem glúten para usar em bolos, pães, tortas, empadões e outras receitas, acabou de encontrar! Esse mix de farinhas sem glúten caseiro é super versátil e econômico, um substituto ideal para a farinha de trigo, pois mantem a leveza e textura ideais para as receitas.

A diferença entre massas com glúten e massas sem glúten está, principalmente, na textura e no sabor. O glúten, presente no trigo, cevada e centeio, é uma proteína que dá elasticidade e estrutura à massa, tornando-a mais macia e leve, especialmente em pães e bolos com glúten. Já as massas sem glúten tendem a ser um pouco mais densas e menos elásticas, resultando em uma textura mais firme ou quebradiça. No entanto, com a combinação adequada de farinhas sem glúten, como a farinha de arroz, amido de milho e fécula de mandioca, é possível obter uma massa saborosa e com boa consistência, mesmo sem o glúten. Assim, quem busca opções de receitas sem glúten pode manter o sabor e a qualidade em seus preparos, desde que utilize os ingredientes certos.
 

Esse mix é ideal para quem tem intolerância ao glúten, doença celíaca ou quer seguir uma dieta sem glúten, essa mistura caseira é prática e fácil de preparar com apenas 4 ingredientes que são comuns em receitas sem glúten.

Ingredientes

  • 480g de farinha de arroz
  • 420g de amido de milho
  • 100g de fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 10g de goma xantana

Passo a passo

  1. Pese os ingredientes e em uma tigela grande, misture bem a farinha de arroz, o amido de milho, a fécula de mandioca e a goma xantana até que tudo fique homogêneo.
  2. Armazene o mix em um pote hermético, em local fresco e seco. Ele se conserva bem por até 3 meses. Mas, se preferir, pode armazená-lo também na geladeira.
  3. Use uma balança de precisão para pesar ingredientes leves como a goma xantana, pois este ingrediente pode alterar bastante a textura final da massa. Uma pequena variação no peso pode fazer muita diferença no resultado. Com a balança, você garante a exatidão das medidas e, assim, consegue uma mistura mais homogênea.

Com no mix de farinhas sem glúten caseiro, você tem uma solução prática e fácil para substituir a farinha de trigo. Testa o mix na sua casa e nos conte nos comentários o que achou dele nas suas receitas.

Se você gostou da receita, deixe uma avaliação e nos conte o que achou dela! Seu comentário é importante para nós e para os outros leitores que buscam mais informações sobre o preparo. Obrigada pelo apoio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opções de receitas